19 junho 2005

Eu vi Batman Begins...

Gente, eu assisti ontem o Batman Begins e queria dizer que o filme é ainda melhor do que eu esperava. É (quase) tudo que eu sempre quis ver num filme do Batman, e admito, melhor do que eu imaginei ver. Poderia quantizar em satisfação total em 90%.

Antes de comentar, faltou coisa, claro. O Alfred não ser careca não chega nem a ser um problema, mas Michael Caine é, sem sombra de dúvida, um Alfred Pennyworth perfeito (o melhor para sê-lo). A existência da Rachel Dowes como interesse amoroso não existe nos quadrinhos - todos os fãs sabem que o promotor que ajuda o Batman é o Harvey Dent. Mas não atrapalha. E o Christian Bale não tem o tipo físico ou fisionomia pensada para viver o Bruce Wayne - eu sempre imaginei ele mais alto e mais forte. Faltou a Leslie Thompkins também, aquela médica, amiga de Thomas Wayne que mantém uma clínica gratuita na parte pobre da cidade. A Leslie foi uma espécie de "mãe" para o Bruce, assim como o Alfred foi um "pai postiço".

Mas o filme é maravilhoso! Os atores escolhidos estão perfeitos! Christian Bale está sensacional, denso como Bruce/Batman/playboy milionário. Gostei de dar mais ênfase ao Bruce Wayne do que ao Batman em si, e também falaram pouco da face "playboy-milionário" dele (ainda bem, iria imbecilizar o personagem). E ele é um ator muito bom, alguém aí viu Império do Sol, primeiro filme denso do Steven Spielberg? Ele era o menino (Jim), o personagem principal do filme. Curioso que ele tem a mesma idade que eu (31 anos).

Alfred é o contraponto cômico perfeito. O Michael Caine tem o sotaque britânico e o humor fino e cortante do mordomo. Só faltou mostrar as capacidades dele de médico de campanha, mas num próximo filme ele deve ter que usar, é só o Bruce chegar todo estropiado. O Sargento Gordon está ótimo, é a primeira vez que vejo o Gary Oldman fazendo um mocinho, ou um personagem que seja moralmente bom. E ainda não é nesse filme que o comissário Loeb (não, não é referência ao Jeph Loeb, autor de algumas das histórias recentes mais interessantes do Morcegão) vai ser deposto, nem o Flass preso. Se você leu Batman Ano Um, vai reconhecer os nomes (o comissário Loeb não era negro, mas tudo bem).

O filme está repleto de referências aos quadrinhos. Até vilões menores, como o Dr. Zsasz (inclusive com as cicatrizes) aparecem. Há uma citação ao Coringa também, no final. Poderiam dar um pouco mais de espaço ao sargento Gordon - que no final é promovido a tenente. Carmine Falcone, chefão mafioso de Gotham, está presente. Lucius Fox (viva Morgan Freeman!) está também, sendo como sempre muito bem-humorado, e temos com isso uma boa explicação da origem de parte das bat-traquitanas. AKatie Holmes ainda tem aquela cara de menina de 15 anos (e ela tem 27!). Mas está muito bem. Ah, e também arrumaram uma boa justificativa para construírem a Bat-Caverna como ela é (não vou dizer, veja o filme).

Tem algumas coisas que não bateram: O Gordon ser oficial da polícia em Gotham no tempo do assassinato dos pais do Bruce soa esquisito, visto que ele veio de Chicago para Gotham (segundo Batman Ano Um). Outra coisa foi a sensação de que o Asilo Arkham pertence a Jonathan Crane (o Espantalho). Ao menos é o que parece, embora o Arkham tenha sido propriedade de J. Arkham (esqueci o primeiro nome). Depois, o Asilo foi encampado pelo governo, após o suícidio (!) do dono. É só ler Asilo Arkham, do Neil Gailman e do Dave McKean, que está lá. Faltou, no treinamento do Bruce Wayne, mostrar a face detetivesca dele ("90% do meu trabalho é feito na caverna investigando, pesquisando, estudando"). E o Ra's Al Ghul (Cabeça do Demônio, em árabe)? O homem é árabe, não japonês. Tudo bem que o Ken Watanabe é um senhor ator (pena que atuou pouco). E afinal, quem ele é? Cadê a tribo dos Ubus, que servem ao Cabeça do Demônio há séculos? Mas o conceito dele, de querer destruir para reconstruir foi mantido, o que é ótimo.

Outra coisa foi que sempre houve controvérsias, se o assassino dos pais do Bruce foi pego ou não. Em Batman Ano Dois (história e desenho do Todd McFarlane), o Morcego acha o sujeito, e inclusive quase o mata. Em outras histórias dizem que não é sabido quem ele é. Mas a referência ao nome é certa: Joe Chill.

Gente, o filme é ótimo, vejam. Se não viu, vai ver. Se viu, comente aqui. Eu adorei, vibrei, e saí pensando: "Bruce Wayne é o cara". E antes que perguntem... Sim, Rosangela viu também e adorou o filme. Eu tirei umas dúvidas dela quanto à mitologia do Morcegão, já que fã com boa memória e cabeça grande para guardar tralha, só eu. Já estou baixando uma cópia do filme no Torrent, para rever em casa - deve acabar até terça-feira.


PS: O Batmóvel faz tudo isso que você viu no filme. MESMO. O bicho tem 2 toneladas de peso, faz de 0 a 100 em 5s, tem um motor de mais de 300 CV, salta até 18 metros e cai inteirinho... Custou US$ 1 milhão cada um (foram feitos 5). Eles usaram quase tudo em locação, e pouquíssima CGI. Com isso o filme custou mais, mas ficou bem mais realista.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home